“Petrobras linhas aéreas” movimentou 74,4 mil passageiros em agosto

Da Redação – 17.10.2017 –

Operação envolve seis bases aéreas e vem sendo refinada com ajuda da consultoria TUV Rheinand

A Petrobras não é apenas uma das maiores petrolíferas do mundo, como também praticamente opera uma empresa de transporte aéreo. Em agosto, por exemplo, foram movimentadas mais de 74,4 mil pessoas entre as seis bases aéreas que a empresa administra. Para isso, quase 90 helicópteros participaram da operação. Eles fazem o transporte de empregados para as plataformas de petróleo e sondas de perfuração de poços localizadas em alto mar.

A média diária de movimentação – 2,4 mil passageiros – incluiu 3.550 voos e 45 toneladas de carga transportada, envolvendo as seis bases. Apenas a Base de Farol de São Tomé, administrada pela Petrobras, registrou 966 voos e mais de 24.000 passageiros. Agora, essa operação conta com o suporte da Tuv Rheinland, responsável pela consultoria em favor da adesão a requisitos regulatórios do setor e da conformidade de processos internos de gestão de frota.

A consultoria vai atuar nas seis bases áereas, com suporte especializado em operações aéreas e offshore em Macaé (RJ), serviço de sinalização em pátio de aeródromo, especificamente auxiliando as movimentações em terra das aeronaves na base de Farol de São Tomé (RJ), o serviço de suporte à gestão de frota, com atuação administrativa, que engloba conferência e registro de fornecimentos diários de querosene de aviação, emissão de relatórios diários de atividades, entre outras atribuições.

O papel da consultoria é “verificar a adesão de cada uma das bases aos requisitos regulatórios do setor, nas determinações de segurança das operações de voo e de manutenção, bem como na conformidade dos processos internos de gestão da frota de aeronaves”, diz o documento oficial.

“Nossa equipe de trabalho, formada por profissionais altamente capacitados, atua para assegurar que as operações como um todo estejam plenamente de acordo com os requisitos contratuais e com as normativas que regem as atividades do setor”, afirma Guilherme Beil Amado, Coordenador Técnico na TÜV Rheinland Brasil e gerente do contrato. Segundo ele, há uma estimativa do aumento da operação para 100 aeronaves dedicadas em 2018.