Indústria de Materiais de Construção caiu 4% em 2017

Da Redação – 15.01.2018 –

Pelo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias dos Materiais de Construção (Abramat), a retração acumulada no setor foi de 4% no ano passado. Na avaliação da entidade, o resultado foi coerente ao momento político do país, uma vez que o setor é responsável por grande volume de emprego e altamente dependente de investimentos públicos.

“A alta taxa de desemprego, crédito dificultado, instabilidade política, corte de gastos do setor público e as paralisações das contratações do programa Minha Casa, Minha Vida culminaram no desempenho negativo, que já havia sido previsto pela Abramat no início do ano. Além da queda nas vendas, tal cenário levou a redução de 5,7% do total de funcionários empregados pelas empresas associadas à entidade”, informou a Abramat em comunicado para a imprensa.

“Observamos em mais um ano, que a cadeia da construção é um termômetro da situação econômica do país.”, diz Walter Cover, presidente da associação. Segundo ele, no último trimestre de 2017, os estudos da Abramat indicaram sinais de recuperação. Com a inflação do ano fechada em 2,95%, juros baixos, melhoria gradual do emprego e a necessidade crescente por novas obras de infraestrutura, a entidade acredita que 2018 será um ano de crescimento do comércio e início de recuperação do mercado de edificações e de infraestrutura.

“Trabalhamos com a expectativa de crescimento na ordem de 1 a 2% e esperamos que o governo federal, estados e municípios se conscientizem do papel fundamental da construção na economia do país, permitindo que em 2018 se inicie um novo ciclo de crescimento do setor após a forte queda vivida nos últimos 3 anos”, conclui Cover.