Conheça os novos especialistas brasileiros em PPPs e concessões

Da Redação – 31.01.2018 –

Um grupo de 74 profissionais foram aprovados no ano passado na certificação internacional criada pelo Banco Mundial e outros órgãos multilaterais

Com o treinamento da Radar PPP, consultoria especializada em parcerias público-privadas (PPP), 74 brasileiros conquistaram o primeiro nível da certificação (CP³P-Foundation). Com isso, eles podem avançar na conquista do título de especialista internacional em PPPs e concessões. Única empresa brasileira autorizada pela APMG International para dar os  treinamentos relacionados ao primeiro nível da certificação, a Radar PPP deu apoio a 85 candidatos do Brasil, um público majoritariamente masculino (70%) e do setor privado (61%).  Do grupo inicial, 74 foram aprovados e podem avançar na busca da certificação.

Segundo a Radar PPP, já existem profissionais que atuam com PPPs que possuem a certificação do CP³P-Foundation em 15 estados, principalmente em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “É difícil encontrar alguma pessoa que trabalha com infraestrutura no Brasil que discorde que o futuro desse mercado depende da capacitação dos agentes públicos e privados”, diz Guilherme Naves, sócio da Radar PPP, responsável pela implantação do CP³P no Brasil. Ele lembra que a “ausência de conhecimentos e habilidades específicas talvez seja o principal fator que condiciona o desenvolvimento dos bons projetos e a assinatura dos contratos atualmente”.

A APMG International, empresa escolhida por vários organizamos multilaterais para implementar o programa do CP³P internacionalmente, é uma das principais certificadoras profissionais do mundo, com sede em Londres, escritório no Brasil e em outros 12 países. No Brasil, os cursos do CP³P são entregues pela Radar PPP, em parceria com a espanhola K-Infra, responsável pelo desenvolvimento, aplicação e coordenação de cursos do CP³P no mundo.