Gigante de energia no Brasil adquire empresa de inteligência

Da Redação – 31.01.2018 –

Engie, maior provedora privada de energia no país, compra ACS, especializada em monitoramento remoto de consumo

A francesa Engie tem a meta de faturar R$ 1 bilhão em 2018 somente com sua oferta de serviços. A aquisição da ACS, dona de 40% do mercado de monitoramento remoto de consumo de energia no Brasil, é um dos passos da multinacional. A empresa comprada, que tem 600 clientes e gerencia cerca de 5 mil sites deles, ganha a possibilidade, por seu turno, de ampliar sua participação ao entrar em contato com aproximadamente 700 clientes da sua nova controladora. Só para esclarecer: a negociação acontece pela Engie Soluções, um dos braços da companhia francesa.

Em função da coleta remota e inteligente de dados de consumo de energia, a ACS atua indiretamente na área de eficiência energética e vai ampliar o foco da Engie na integração de soluções. “Essa aquisição está perfeitamente alinhada com a estratégia da Engie de diversificar a sua atuação e se tornar líder na transição para um consumo de energia mais responsável”, explica Mauricio Bahr, CEO da empresa francesa no país. De acordo com ele, o negócio segue a meta global de focar investimentos em eficiência energética e plataformas digitais.

Na avaliação do executivo, pelo fato de a ACS conhecer o perfil de consumo dos clientes, o grupo como um todo poderá identificar e fornecer serviços de eficiência energética, climatização, iluminação inteligente, manutenção e instalação de equipamentos industriais. A oferta ampliada inclui ainda sistemas de geração solar e até mesmo a compra de energia no mercado livre. Do R$ 1 bilhão citado acima, a participação da ACS deverá ser de 10% do bolo. Além de energia elétrica, a empresa faz monitoramento de água, temperatura e gás, nichos de mercado com potencial de expansão, na análise da Engie.

Com crescimento superior a dois dígitos nos últimos anos, a nova aquisição adota uma plataforma totalmente digital de acompanhamento online de consumo, carga e potência de energia em 5 mil sites de monitoramento. A ferramenta traça o perfil da demanda de cada cliente e permite ligar ou desligar equipamentos remotamente ou programá-los de acordo com o horário. Entre os usuários da tecnologia estão empresas como Santander, C&A, Casas Bahia, Pão de Açúcar, Votorantim, Cinemark, Bunge e a rede de hotéis Meliá.