New Holland apresenta trator movido a biometano

Da Redação – 25.04.2016 –

O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o novo trator conceito movido a biometano da New Holland Agriculture. O protótipo simboliza a transformação energética nas propriedades rurais do país, com a possibilidade de o produtor buscar sua independência de combustível. O equipamento foi construído usando como base os protótipos anteriores do T6 movido a metano.

“A presença do novo trator conceito no Brasil é significativo por dois motivos: a importância do agronegócio no país, responsável por sustentar o Produto Interno Bruto e tirá-lo de uma recessão; e por carimbar o compromisso da New Holland com a produção sustentável, independente e tecnificada”, diz Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.

O equipamento permite neutralidade na emissão CO2, pois a própria fazenda pode produzir a energia que precisa para realizar suas operações, aquecer instalações agrícolas e fazer seus equipamentos funcionarem. “Em 2013, a marca apresentou o primeiro protótipo do trator T6 movido a metano, que vem sendo, desde então, testado com seus clientes. No Brasil, o modelo chegou em 2017 e desde então está em avaliações práticas no campo, como na Chácara Marujo, em Castro.

Eficiência
O novo trator conceito movido a biometano usa motor de 6 cilindros, desenvolve 180 hp de potência e 740 Nm de torque, o que garante um desempenho equivalente ao modelo movido à diesel.

O conceito possui também a mesma durabilidade e intervalos de serviços. O tanque de combustível tem design inovador e usa uma estrutura tubular em camadas composta, o que permite um dia inteiro de autonomia, deixando-o em linha com um modelo equivalente a diesel.

Em condições reais de campo, o novo conceito movido a biometano produz, pelo menos, 10% menos de emissões de CO2 e reduz o total de emissões em 80% em comparação com um motor padrão a diesel.