”Não é brinquedo não”

Da Redação – 24.07.2018 –

Lego Volvo Zeux Launch

Protótipo de carregadeira do futuro desenvolvido pela Volvo e pela Lego chega sim às lojas de brinquedo no mês que vem, mas a pretensão vai muito além disso.

Com toda a licença ao bordão da atriz Solange Couto na novela O Clone (2001), essa carregadeira de Lego realmente não é só um brinquedo. Trata-se de um protótipo tecnológico da fabricante Volvo Construction Equipment que contou com a Lego Technic para o desenvolvimento do que eles estão chamando de carregadeira de rodas autônoma do futuro.

Denominado Zeux, o brinquedo até irá ser vendido nas playkids a partir de agosto, mas foi desenvolvido como um conceito, numa tentativa da Volvo CE de tomar a dianteira do futuro no que diz respeito aos equipamentos fora-de-estrada.

Segundo a fabricante, a colaboração entre as equipes tornou possível testar ideias para novos tipos de máquinas, tanto em termos de funcionalidade, escala, design e interação, quanto para instigar um aspecto mais humano à inteligência artificial em equipamentos de construção. “A carregadeira Zeux é um passo realista na evolução de nossas máquinas de construção”, diz Arvid Rinaldo, da área de comunicação de marca e parcerias da Volvo CE.

Duas características se destacam: um drone de mapeamento da área de trabalho e um braço ajustável com uma câmera, o “Olho”, montado na parte superior do Zeux para observar os trabalhadores que estão ao entorno da máquina. “Mesmo quando não estiver rodando nas estradas, a carregadeira Zeux da Volvo interage com os trabalhadores do canteiro de obras. Criamos recursos e funções que tornam essa interação humano-máquina a mais segura e intuitiva possível”, diz Andrew Woodman, gerente sênior de design do Grupo Lego®.

A Zeux é o resultado de um evento informal e divertido de desenvolvimento para inspirar as equipes de design da Volvo CE e da Lego® Technic em 2016. O grupo contou inclusive com a participação de crianças. O trabalho evoluiu gradualmente para um conceito totalmente novo de carregadeira autônoma. “O modelo pode parecer futurista agora, mas máquinas de construção elétricas, conectadas e autônomas já começam a ser uma realidade”, observa Rinaldo.

Para assistir o vídeo do Zeux clique aqui.