Grupo estuda uso de drones na construção

Da Redação – 16.08.2018 –

Pequenas aeronaves não tripuladas seriam adotadas em fases de projeto e inspeção, entre outras

A Rede Construção Digital, grupo de empresas do setor de construção civil focado em inovações, acaba de definir mais um alvo. Oito empresas fazem parte da iniciativa: AutoDoc, Gafisa, França & Associados, Saint-Gobain, CTE, Alphaville Urbanismo, Maply e EmDrone. No alvo deles estão três iniciativas: integração de dados coletados por drones com dados de softwares para modelagem de informações (BIM); aferição da qualidade entre o planejado e o executado em obras; integração entre softwares e drones para gerarem ‘as built’ – controle do que foi construído – e revisões de projetos.

“Equipados com sensores, os drones podem ser usados para capturar uma enorme gama de dados, tornando mais eficientes vários processos da construção”, explica Roberto de Souza, idealizador da Rede Construção Digital, iniciativa que reúne atualmente 32 empresas do setor. De acordo com ele, há estimativas de ganhos nas fases de inspeção e de construção das obras. No primeiro caso, por exemplo, trabalhos que demoram semanas poderão ser realizados em dias.

Souza argumenta que o mapeamento da área a ser construída é outro processo da construção que pode se apropriar de análises dos drones, por meio de modelos em 3D ou simulações em realidade virtual gerados pelas imagens aéreas. No dia a dia das obras, os drones podem auxiliar desde processos de segurança do trabalho, inspeção de obras a lançamentos de empreendimentos.

Neste último caso, empresas poderão produzir vídeos e fotos com dados captados pelos veículos, gerando simulações e permitindo aos clientes visualizarem todas as áreas de um projeto antes que ele seja finalizado entre construtoras, incorporadoras, projetistas e fabricantes, para debater como novas tecnologias podem otimizar processos e solucionar fluxos defasados do setor.