Shoppings centers terão estacionamento com energia eólica

Da Redação – 17.08.2018 –

Parceria envolve a Índigo, gestora de estacionamentos, e Brain Energy, especializada em fontes renováveis

O projeto Energy for Mobility junta as duas companhias com objetivo de reduzir custos dos empreendimentos. A meta é usar a fonte eólica nos estacionamentos que a Índigo gerencia, ou seja, aproximadamente em 100 shopping centers do país. “O Brasil tem a quinta tarifa de energia mais cara do mundo. Mesmo o mercado livre não protege a longo prazo as oscilações de preços”, explica Telmo Magadan, sócio fundador da Brain Energy.

De acordo com ele, o Energy for Mobility dará aos shopping centers um planejamento energético com previsão de custos pelos próximos 10 ou 20 anos. A energia renovável será gerada a partir de parques eólicos exclusivos, localizados no Rio Grande do Sul. Dependendo do prazo do projeto, a redução no valor do gasto com energia poderá chegar a mais de 25% quando comparado com os valores praticados pelo mercado livre.

“A energia é um dos maiores custos e o que mais cresce em um shopping center. O Energy for Mobility é um modelo de investimento voltado a gerar uma drástica redução deste através do investimento em parques eólicos. Importante também a questão que a energia eólica está alinhada às tendências de utilização de energia sustentável”, afirma Fernando Stein, CEO da Indigo no Brasil.

Segundo Stein, a empresa que administra 190 estacionamentos ou mais de 190 mil vagas no país, tem um plano de negócio ousado para esse segmento e pretende investir R$ 100 milhões por ano até 2020 no Brasil. Além de shoppings, a companhia atua em segmentos como universidades, hospitais, aeroportos, arenas esportivas, entre outros.