Metrô de Recife recebe 1,3 mil câmaras para videomonitoramento

Da Redação – 12.09.2018 –

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que administra o metrô de Recife, está investindo R$ 61,5 milhões na modernização das linhas. Parte do valor foi destinado à compra e implantação de 1.380 câmaras de alta definição e central de comando para realizar monitoramento full time do sistema de transporte que carrega 400 mil passageiros por dia.

De acordo com a CBTU, a tecnologia permite acompanhar o dia a dia do metrô de Recife e ajudará tanto no respaldo às ações de segurança quanto para preservar o funcionamento dos trens. “As câmeras estão sendo instaladas e monitoradas de maneira centralizada, em uma sala de operação. No futuro, pretendemos alcançar a redução dos custos da empresa, uma vez que, com elas, poderemos retirar a vigilância presencial de algumas subestações do metrô”, diz Leonardo Villar Beltrão, Superintendente CBTU Recife.

As câmeras foram fabricadas pela Dahua Technology e fornecidas pelo seu distribuidor local Spectra. O projeto de videomonitoramento é executado pela integradora Avantia, que também implantou a central de comando de onde se administra as imagens.

Recife mostra inteligência nos planos de infraestrutura

Os equipamentos analisam e reconhecem situações que representam risco para a operação, como a presença de invasor em área restrita. Dia e noite, sob quaisquer condições de luminosidade e mesmo em pontos onde há baixa incidência de luz, elas entregam à central de videomonitoramento imagens nítidas e coloridas, graças à tecnologia Starlight, que é um algoritmo de processamento de imagem que garante melhor desempenho em condições de baixíssima luminosidade (0.005 lux).

As 1.380 câmeras funcionam durante todos os dias capturando e identificando um alto volume de imagens. Elas usam padrão de compressão de vídeo de H.265, formato considerado duas vezes mais eficiente que seu antecessor (H.264), pois utiliza apenas 50% da largura de banda, mantendo a mesma qualidade.