Biometano de esgoto abastece ônibus em Franca (SP)

Da Redação – 13.11.2018 –

Ontem a Sabesp abasteceu um ônibus de passageiros da Scania com o biometano produzido a partir do tratamento de esgoto, em Franca, no interior de São Paulo. A ação compõe as Semanas de Inovação Suécia-Brasil, promovida pela Embaixada da Suecia e a Business Sweden com o objetivo de fomentar o mercado de biogás em cidades brasileiras.

Segundo a Sabesp, o biometano vem sendo produzido por ela desde abril deste ano para uso como combustível para os veículos da frota da empresa no município. A Scania, parceira da Sabesp na ação, escolheu levar o modelo Scania K280 6×2, de 15 metros e piso baixo para participar do teste. O veículo tem capacidade de até 130 lugares e motor dedicado a gás, que pode ser abastecido tanto com biometano quanto com gás natural veicular (GNV).

“Há décadas a Suécia direciona a maior parte do biogás que produz para o transporte público, considerado um dos mais limpos do mundo. O biogás produzido deriva em sua maioria do tratamento de esgotos das cidades suecas. Identificamos no Brasil uma capacidade enorme de produção do biogás que ainda não foi explorada”, diz Elsa Stefenson, gerente de projetos sênior da estatal.