Brasil terá nova plataforma de transformação digital

Do CPqD – 10.12.2018 –

Lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Observatório da Transformação Digital permite o acompanhamento das ações nessa área no país

Centralizar discussões, disseminar ideias e alinhar as principais ações voltadas à digitalização do país. Esse é o objetivo do Observatório da Transformação Digital, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que acaba de ser lançada em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e o CPqD.

“A ideia é garantir o engajamento e a participação efetiva dos cidadãos brasileiros no acompanhamento das políticas públicas sobre esse tema no país”, explica Tatiana Ribeiro, superintendente do MBC. “A própria parceria estabelecida entre MCTIC, MBC e CPqD, nessa construção, já demonstra a articulação entre governo, setor privado e sociedade para o avanço da pauta da transformação digital no Brasil, estimulando também o fortalecimento desse ecossistema no país”, acrescenta.

Fernando Basseto, consultor do CPqD, lembra que essa iniciativa estava prevista no Estudo Internet das Coisas: Um plano de ação para o Brasil, conduzido pelo consórcio formado pela consultoria McKinsey, CPqD e escritório Pereira Neto/Macedo Advogados, sob a coordenação do MCTIC e BNDES. “A criação de um canal de divulgação de ações desse tipo foi uma das recomendações do estudo realizado”, afirma.

Desenvolvido pelo MBC em conjunto com o CPqD, o novo portal traz notícias, informações sobre eventos, indicadores e diversos documentos relacionados à Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital). Entre eles, destacam-se o Guia de Fomento à Inovação para o setor de TIC, com os principais instrumentos de financiamento para o desenvolvimento da economia digital no país; os documentos gerados no Estudo Internet das Coisas; um guia de legislação, com os principais marcos legais relacionados à transformação digital, e ainda o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para Manufatura Avançada – PROFUTURO, lançado pelo MCTIC.

Segundo Thiago Camargo, secretário de Políticas Digitais do MCTIC, o repositório servirá como propulsor para a digitalização e o desenvolvimento tecnológico do Brasil. “Pretendemos que o Observatório seja uma referência para toda a comunidade envolvida com a transformação digital. E, também, que esse portal seja um fator preponderante para o desenvolvimento tecnológico, criando sinergias entre os diversos atores e aproximando grandes empresas, centros de pesquisa, startups, sociedade civil e todas as esferas de governo”, afirmou o secretário no lançamento da iniciativa – que aconteceu no dia 05/12. Camargo também enfatizou que não existe boa política sem transparência e que o Observatório deverá ser controlado pela sociedade civil, como um instrumento de educação e de cobrança.

“Com essa ferramenta, qualquer pessoa poderá acompanhar as diversas ações em curso no Brasil rumo à transformação digital”, destacou José Gontijo, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTIC. “Além disso, poderá monitorar como estão sendo desenvolvidas as políticas públicas construídas no âmbito federal e acessar informações relevantes sobre a economia digital no país. Isso vai permitir uma interação muito importante para que as iniciativas que desenvolvemos possam ser efetivas e benéficas para todos os cidadãos brasileiros.”

O Observatório da Transformação Digital foi lançado durante o Encontro Anual 2018 – Governos Inteligentes para o Futuro, realizado na semana passada, em São Paulo. Os interessados podem acessar o portal pelo endereço www.observatoriodigital.org.br