Parceria amplia tecnologia de baterias de lítio para usina solar

Redação – 29.04.2019 –

Trina Solar e Great Power anunciam joint venture para P&D, produção e vendas

A Trina Solar, fabricante chinesa de sistemas para geração de energia solar e que tem presença no Brasil, uniu-se à Guangzhou Great Power Energy & Technology para uma joint venture focada em pesquisa e desenvolvimento, produção e vendas de baterias de lítio para armazenamento de energia solar.

“A tecnologia avançou, e os custos dos módulos fotovoltaicos já são 1/20 do que custavam quando surgiram pela primeira vez. Em muitos países do mundo, o custo dos sistemas de energia fotovoltaica é ainda mais barato que o dos combustíveis fósseis e, na China, os sistemas e produtos fotovoltaicos estão passando a ter preços razoáveis”, disse Gao Jifan, presidente da diretoria e diretor executivo da Trina Solar.

Segundo ele, a espinha dorsal do futuro energético é o armazenamento de energia que será conquistado a partir de melhorias técnicas e redução de custos. No caso da Trina Solar, o executivo destaca que a pesquisa de sistemas armazenamento de energia já tem mais de cinco anos. “A Trina Solar está construindo agora um sistema de energia inteligente que integra geração de energia, armazenamento de energia, distribuição inteligente de energia e O&M inteligente”, explica Jifan.