WeDo mostra modelo de parcerias com operadoras de telecom

Nelson Valêncio – 22.05.2019 –

BT é um dos exemplos de desenvolvimento de soluções de business assurance para os novos tempos de 5G

Manolis, da BT: aposta em co-criação com a portuguesa WeDo Technologies para solução de garantia de negócios

A British Telecom (BT) é uma das operadoras de telecomunicações que está desenvolvendo projetos em parceria com a portuguesa WeDo Tecnologies num modelo de laboratório de co-criação. Andreas Manolis, especialista da operadora em garantia de negócios, business assurance em inglês, destacou a iniciativa conjunta das duas companhias na criação de um laboratório para atacar os desafios que a quinta geração de telefonia móvel (5G) deve trazer. Manolis, aliás, vê o 5G não só como desafio, mas como oportunidade para novos modelos de negócios e serviços, mas destaca a necessidade de se ter um sistema de garantia de receita em tempo real.

No laboratório com a WeDo, Manolis destacou o uso de machine learning e de inteligência artificial para melhorar as ferramentas de garantia de receita. O especialista é um dos palestrantes do WeMeet Europe 19, evento anual promovido pela WeDo que reúne usuários das suas plataformas. Ele destacou ainda que as operadoras precisam de parceiros que entendam a elasticidade das novas redes com funções virtualizadas (NFV), principalmente na coleta correta de dados, e também que ajudem a gerenciar o inventário das soluções de Internet das Coisas (IoT), entre outros recursos. Manolis não fala nesses desafios como coisa do futuro, mas uma realidade agora em 2019 e para 2020.

Além da BT, que tem projeto de laboratório na área de combate a fraudes, outras parcerias nesse modelo incluem as norte-americanas Union e Viaero, com uso de clearing, roaming e settlement baseado em blockchain. A KT, da Coréia do Sul, por sua vez, tem trabalhado com o programa de laboratório da WeDo para combate a fraude, enquanto a turca Etisalat usa as habilidades da empresa portuguesa na área de machine learning.

O editor executivo Nelson Valêncio está em Cascais a convite da WeDo Technologies