Smart water: plataforma faz gestão digital e online da água usada em indústrias

Redação – 13.09.2019 –

Uma nova solução desenvolvida pela Ecolab, Accenture e Microsoft, coleta dados de sistemas de controle e monitoramento, ferramentas de automação e outros disponívels para criar alertas em tempo real que avaliam e otimizam o consumo de água em uma unidade fabril. A solução, denominada Ecolab3D, pode ser usada tanto em indústrias tradicionais como em usinas de energia e hospitais, entre outras estruturas.

“O Ecolab3D é uma plataforma integrada, em nuvem, que oferece às empresas uma visibilidade total de seus ecossistemas de água em todas às áreas de processos”, dz Natasha Chen, vice-presidente sênior de plataformas globais da Ecolab.

A tecnologia junta a expertise de outras já presentes no mercado, como o 3D TRASAR da Ecolab, implantado há mais de 30 anos, período no qual coletou dados de mais de 90 bilhões de pontos anualmente, em mais de 40 mil sistemas de monitoramento de água no mundo.

A solução está em teste piloto, com indústrias globais, e deve ser disponibilizada para venda no primeiro semestre de 2020. “A crescente escassez de água doce continua sendo uma das questões mais urgentes do nosso tempo”, diz Orson Ledezma, vice-presidente e gerente geral da Ecolab para o Brasil. “Ao aproveitar o poder da tecnologia digital, podemos melhorar a maneira como as empresas monitoram, gerenciam e reduzem o uso da água para melhorar o seu desempenho operacional e minimizar o impacto ambiental. A qualidade de nossos dados e a nossa sólida experiência no setor estão ajudando a revolucionar a maneira como as indústrias gerenciam e preservam a água”, conclui.