Mercedez-Benz inicia produção em série de furgão elétrico na Alemanha

Redação – 23.12.2019 –

A Mercedez-Benz anunciou o início da produção em série da van Sprinter com propulsão elétrica na fábrica alemã de Dusseldorf. A planta recebeu investimentos de 330 milhões de euros nos últimos anos para que a produção dos veículos elétricos e convencionais sejam feitas em uma só linha.

O modelo elétrico, a eSprinter, visa cobrir aplicações urbanas. Inicialmente, ela é oferecida como um furgão de teto alto e peso bruto total de 3,5 mil kg. O volume máximo de carga é de 10,5 m³, o mesmo da Sprinter com motor de combustão. Semelhante ao modelo de entrada com motor a diesel, a propulsão elétrica na eSprinter aciona as rodas dianteiras com uma potência de 85 kW e um torque máximo de até 300 Nm.

Um conceito flexível de carga útil e bateria permite a adaptação às necessidades individuais para uso prático. Assim, o cliente pode escolher entre três ou quatro unidades de bateria. Com a capacidade de bateria de 55 kWh. A autonomia do veículo é estimada em 168 quilômetros, com carga máxima de 891 kg.

Uma segunda opção de bateria leva em consideração outras prioridades nos parâmetros de uso: três ao invés de quatro unidades de bateria, com uma capacidade de 35 kWh, permitem uma autonomia de cerca de 115 km. Por outro lado, a carga máxima aumenta em cerca de 140 kg para quase 1.040 kg. A função integrada de carregamento rápido oferece mais flexibilidade: 80% da capacidade da bateria podem ser recarregados em 30 minutos. A velocidade máxima pode ser definida para 80 km/h, 100 km/h ou até mesmo 120 km/h.