ViaMobilidade vai adequar estação de metrô em São Paulo, cuja movimentação aumentou 90%

Redação – 27.01.2020 –

A concessionária iniciou obras de melhoria na Estação Santo Amaro da linha 5-Lilás 

Para quem não conhece São Paulo, a estação Santo Amaro é uma imagem viva da maior cidade do país. Estamos falando, na verdade de duas estações: a da linha 9-Esmeralda, dos trens metropolitanos, e a da linha 5-Lilás, do metrô. Essa última, operada pela ViaMobilidade é o foco das novas mudanças que começam hoje (27/1). As obras de melhoria da concessionária têm a meta de melhorar a fluidez dos passageiros, com ampliação das plataformas, requalificação do mezanino e aumento do número de escadas rolantes, elevadores, bilheterias e bloqueios.

As mudanças fazem parte das obras estimadas em R$ 3 bilhões que devem ser feitas durante a duração de 30 anos da concessão. Elas têm a meta de adequar a estação ao aumento de 90% no fluxo de passageiros desde a abertura das últimas estações e conclusão da linha no ano passado. Segundo a ViaMobilidade, a movimentação passou de 320 mil para 600 mil passageiros. Boa parte dos usuários faz a transferência entre as duas estações.

Para melhorar a fluidez dos passageiros, especialmente em horários de maior movimentação, ao todo, serão implantados aproximadamente 4.000 metros quadrados a mais de espaço nas plataformas, mezanino e passarela de integração e serão instaladas mais 8 escadas rolantes e 4 elevadores.

O espaço das plataformas será ampliado com a construção de uma plataforma auxiliar de sete metros de largura, ao lado da existente, em cada um dos sentidos. Na extremidade de cada plataforma ampliada, serão acrescentadas três escadas rolantes, 1 escada fixa e 1 elevador.

Também serão alargados o mezanino da estação da CPTM e a passarela de integração entre as duas linhas, que passará a ter 14 metros de largura e ganhará um par de escadas rolantes para acesso à plataforma. Adicionalmente, será construída nova passarela de 6 metros de largura, para integrar as duas estações. Por fim, no acesso ao mezanino da estação de trem será instalado um novo conjunto de bilheterias e haverá substituição dos bloqueios (catracas) na integração por câmeras de contagem