Empresa de construção investe em energia alternativa e frota elétrica

Redação – 27.01.2021 –

Vedacit completa 85 anos adotando iniciativas sustentáveis e quer ser referência para o setor

Especializada em impermeabilização, a Vedacit vai completar oito décadas e cinco anos de atuação. Parte da comemoração se refere à práticas reais de sustentabilidade e incluem a adoção de fontes diferenciadas e de frotas movidas a energia elétrica. Uma das iniciativas foi o investimento no Mercado Livre de Energia para comprar eletricidade somente de fonte renováveis.

As ações se refletem no chão de fábrica: a unidade paulistana da empresa é a primeira a ter a eletricidade consumida totalmente de fontes renováveis, incluindo usinas eólicas, hidrelétricas e solares. Até o final de 2021, a planta de Itatiba (SP) também migrará para o sistema. O objetivo é consumir 45% de energias renováveis e reduzir em 37% as emissões de gases de CO2 até 2025, evitando a emissão anual de 420,33 toneladas de CO2 em 2021.

Outra novidade foi o investimento em carro elétrico. Menos poluente e mais eficiente, algumas das entregas na cidade de São Paulo são realizadas com o furgão BYD T3. O automóvel é 100% elétrico, tem boa autonomia – circula até 150 km com apenas uma recarga – e gasta apenas 20% do que um modelo semelhante abastecido com diesel. Além do consumo de energia mais eficiente, o carro elétrico tem um rendimento próximo a 90% (enquanto o convencional fica em torno de 40%), o motor é mais leve e silencioso.