EDP Renováveis investe 24 bilhões de euros em transição energética

Redação – 01.03.2021 –

Oitenta por cento (80%) deverá ser usado em tecnologias como solar, eólica hidrogênio verde e armazenamento de energia

A EDP Renováveis atualizou seu plano estratégico para o período 2021-2025 na semana passado e reforçou o foco na transição energética. O plano de investimento prevê que serão investidos 24 bilhões de euros no processo, 80% dos quais em tecnologias como eólica, solar, hidrogênio verde e armazenamento de energia. Outra meta é o desenvolvimento de 4GW por ano, duplicando a capacidade solar e eólica da empresa até 2025. Este novo plano abrirá caminho para que a empresa se torne neutra em emissões de carbono até 2030.

A visão é sustentada por três eixos estratégicos: Crescimento Acelerado e Sustentável; Organização com DNA de futuro, sustentada por um maior investimento em Inovação e Transformação Digital e, por fim, pelo Retorno atrativo e excelência nos indicadores ESG (Environmental, Social and Governance). Os outros 15% serão aplicados em redes e 5% em soluções para clientes e para gestão de energia.

“Esse plano é um compromisso forte e ambicioso da EDP Renováveis e inclui uma aceleração sem precedentes do nosso crescimento em renováveis, amparado por nossa história de sucesso. O desafio inédito que as alterações climáticas nos impõem requer uma mudança de mentalidade e de ambição e, acima de tudo, uma ação mensurável. Não se trata apenas de levar energia às comunidades, mas sim de contribuir para que estas comunidades possam ter vidas mais sustentáveis”, destaca Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDP Renováveis.

O plano mantém o foco em investimentos que reforcem o aspecto digital e inovador da EDP Renováveis: serão investidos 2 bilhões de euros em inovação e na transformação digital até 2025, para fornecer novas soluções em hidrogénio, armazenamento de energia, redes inteligentes, comunidades de energia e mobilidade elétrica, e para reforçar a ligação de uma equipe já global, talentosa e flexível.