Empresa brasileira de equipamentos para movimentação de resíduos sólidos agora é multinacional

Redação – 10.05.2021 –

Usimeca agora faz parte da sul-africana Hyva, que amplia participação na América Latina

A brasileira Usimeca agora faz parte da multinacional Hyva, da África do Sul, que comprou 75% de participação da companhia. O movimento representa uma ampliação da empresa africana na América Latina, uma vez que a Usimeca tem quatro fábricas na região, inclusive no México e no Chile. Apesar de ter um leque maior de atuação, o ponto em comum entre as duas empresas é a fabricação de equipamentos de limpeza urbana para transporte de resíduos sólidos.

A Hyva é mais conhecida pelas soluções de hidráulicas para carga e descarga, com foco nas indústrias de veículos comerciais, implementos rodoviários, e serviços ambientais. A companhia tem duas fábricas no Brasil, onde produz cilindros hidráulicos, kits hidráulicos e guindastes articulados. Um dos destaques é no segmento de resíduos sólidos são as soluções para o segmento de basculamento, com a oferta de cilindros frontais. Segundo comunicado oficial, “a aquisição permite à empresa assumir a liderança em equipamentos de gerenciamento de resíduos no mercado sul-americano”.

Cesar Moreira, atual CEO e acionista com 25% das ações da Usimeca, segue como CEO após a aquisição. Cesar Moreira afirmou: “Temos cerca de 35% do mercado de Equipamentos para coleta e transporte de resíduos sólidos no Brasil e, por meio da Hyva, podemos atender o crescimento da demanda na América Latina”.

Os produtos desenvolvidos pela Usimeca serão exportados para países onde a Hyva já atua, enquanto os produtos de coleta e transporte de resíduos desenvolvidos pela Hyva serão disponibilizados na América Latina. Hyva e Usimeca compartilharão as melhores práticas em processos de fabricação. Para o negócio de soluções de manuseio de resíduos da Hyva, a expectativa é que ele cresça dois dígitos ao ano. No mundo, o negócio de manuseio de resíduos deve atingir cerca de US$ 485 bilhões globalmente até 2025 (dados da ReportBuyer).