Bridgestone investe em empresa de caminhões autônomos

Redação – 22.08.2021 – Braço americano da empresa japonesa aporta na Kodiak Robotics, empresa focada no transporte autônomo

A operação norte-americana da Bridgestone deve integrar suas tecnologias de pneus com sensor inteligente e soluções de frota aos caminhões autônomos de nível 4 da Kodiak. As empresas também irão trabalhar em tecnologias futuras de pneus autônomos e inteligentes. De acordo com a Bridgestone, os veículos automatizados oferecem benefícios que incluiriam a redução de acidentes e a diminuição em pelo menos 20% do consumo de combustíveis.

“Avanços em tecnologias centradas em pneus são críticos para desbloquear uma maior inovação em mobilidade, ao mesmo tempo em que proporcionam benefícios de sustentabilidade significativos”, explica Paolo Ferrari, diretor de soluções globais da Bridgestone Corporation e presidente e CEO da Bridgestone Americas, em comunicado oficial da companhia.

A Kodiak movimenta cargas de maneira autônoma para seus clientes, usando sua frota de caminhões autônomos de longo curso nível 4 no estado do Texas com um motorista de segurança a bordo. A empresa tem planos para implantar caminhões sem motorista nos próximos anos.

A Bridgestone diz que seu conjunto de tecnologias baseadas em nuvem aproveita os dados dos veículos conectados para ajudar a prever a saúde e a manutenção dos pneus, bem como otimizar a vida útil dos pneus. Além disso, as tecnologias de plataforma de veículos da Bridgestone fornecem inteligência de pneus para segurança de veículos e sistemas autônomos para ajustar seu desempenho e gerar resultados mais seguros.

“Após um extenso processo de diligência, a Bridgestone escolheu a Kodiak como um parceiro de transporte autônomo”, disse Don Burnette, co-fundador e CEO da Kodiak Robotics. “O investimento da Bridgestone é um grande momento para a Kodiak e uma grande validação do nosso sistema autônomo líder da indústria”.