Sistema modular e sem obras possibilita compostagem in loco de até 600 quilos por dia

Redação – 26.10.2021 – Criada pela Morada da Floresta, HumiBox pode ser instalada em qualquer piso e seu formato de cubos permite expansão conforme a necessidade

HumiBox surge como alternativa para empresas e indústrias que querem iniciar a prática da compostagem, sem a necessidade de obras e grandes investimentos (foto: divulgação).

A Morada da Floresta, empresa especializada na redução de resíduos, criou a HumiBox, uma composteira modular para condomínios, escolas, indústrias, supermercados e grandes empresas. A solução foi desenvolvida de olho no problema de gestão de resíduos no Brasil, país que gera cerca de 37 milhões de toneladas de lixo orgânico por ano. 

Para lidar com o problema com resíduos, a Morada da Floresta afirma que as empresas estão aderindo à ideia do aterro zero, principalmente empresas multinacionais europeias. Com a compostagem in loco, a companhia espera atender essa demanda usando seus benefícios, como organização e limpeza do espaço dos resíduos, desativação da câmara fria anterior, utilizada para armazenar os resíduos orgânicos, adequação às metas ambientais da empresa, engajamento dos colaboradores, entre outros. 

A HumiBox é formada por módulos de 1 metro cúbico que, agrupados, permitem a compostagem de até 600 quilos de resíduos por dia. Para isso, utiliza a compostagem termofílica, feita por bactérias e que aceita maior variedade de resíduos orgânicos, como restos de carne, cítricos e alimentos cozidos. Nesse sistema, as bactérias processam a matéria orgânica aumentando sua temperatura a mais de 60 graus, o que deixa o processo higienizado, segundo a desenvolvedora do produto. 

A HumiBox surge como alternativa para empresas e indústrias que querem iniciar a prática da compostagem, sem a necessidade de obras e grandes investimentos. Isso porque os módulos podem ser instalados em qualquer piso, evitando obras estruturais. Os cubos da HumiBox são feitos de material reciclado, com sistema de drenagem e captação do adubo líquido. Por ser um sistema que coleta e recircula automaticamente o líquido percolado, não há necessidade de licenciamento ambiental para a sua instalação. 

Capacidade modular permite adaptação para atender qualquer projeto

Cada módulo da HumiBox composta até 15 quilos de resíduos por dia, produz 150 quilos de adubo por mês e reduz até cinco toneladas de carbono equivalente por ano. Assim, cada empresa pode instalar a quantidade de módulos necessárias para sua realidade. Com 12 cubos, por exemplo, o espaço ocupado é o de um carro numa garagem e a capacidade é de receber cerca de 150 quilos por dia. 

Além de filtrar, drenar, coletar e direcionar o adubo líquido para uma caixa de apoio, a composteira tem um sistema de retroalimentação automática movido a energia solar, para reconduzir o adubo líquido que iria para o solo para umedecer a matéria orgânica em decomposição. Esse retorno constante do líquido lixiviado acelera a compostagem, enriquece o composto e diminui a mão de obra e a necessidade de rega. 

O adubo produzido pela compostagem in loco é um ativo que pode ser utilizado tanto na jardinagem e no paisagismo da empresa, como em ações de engajamento e educação ambiental com os colaboradores, projetos educativos e sociais, e até mesmo na implantação de uma horta orgânica para abastecer o refeitório, fechando o ciclo de Economia Circular nos resíduos orgânicos e seus nutrientes.