Estação João Dias da CPTM é inaugurada na Zona Sul de SP

Redação – 09.11.2021 – Obra construída pela Telar é a primeira estação de trem financiada pela iniciativa privada ao transporte público de São Paulo 

A estação João Dias, na Linha 9 Esmeralda da CPTM, foi inaugurada na última semana. Localizada na Zona Sul de São Paulo, junto à Marginal Pinheiros, a nova estação de trem foi resultado de um investimento de R$ 60 milhões da Brookfield Properties, enquanto a CPTM, estatal que administra a malha ferroviária do estado, investiu na readequação das vias. 

A nova estação fará parte da Linha 9 Esmeralda, que liga a cidade de Osasco ao bairro de Grajaú, na capital paulista, e foi concluída em cerca de um ano. As escavações começaram em meados de 2020 e as obras de engenharia evoluíram praticamente na sua totalidade no mesmo ano. 

A obra, realizada pela construtora Telar, inclui a edificação completa da estação, inclusive plataformas de embarque, passarelas de acesso e a ligação com os prédios da Brookfield, além de via aérea de tração, remanejamento de trilhos e outras intervenções. A entrada principal da estação fica na pista local da Marginal Pinheiros. 

Para a implantação da obra, a Telar seguiu práticas adequadas ao entorno, às margens do rio Pinheiros, como o isolamento da ciclovia e o foco em atividades que poderiam ser realizadas em horários noturnos, além de ações de preservação ambiental, inclusive de roedores e aves que habitam o local.