Iluminação inteligente dá nova cara para estádio de futebol Centenário de Montevidéu

Redação – 01.12.2021 – Estádio foi reformado com um novo sistema de iluminação inteligente Interact Sports, da Signify, que traz mais tecnologia e eficiência 

O estádio Centenário de Montevidéu recebeu nova iluminação LED para receber a final da Copa Libertadores 2021, realizada no último sábado (27/11). A Signify, fornecedora de soluções de iluminação inteligente e antiga Phillips Lighting, foi responsável por trazer o novo sistema de iluminação, que se mostrou mais eficiente em termos de energia e mais fácil de operar.  

Escolhida pela AUF (Associação Uruguaia de Futebol), a solução de iluminação conectada da Signify aprimorou a fachada do estádio, que agora será iluminada com luminárias LED profissionais Philips Tango. Por dentro, o Centenário agora está equipado com o software Interact Sports e sistema de iluminação conectado, além de luminárias LED Philips para atender aos requisitos necessários para hospedar todos os tipos de competições e eventos nacionais e internacionais. 

Em campo, os 180 refletores Philips Arena Vision LED localizados nas quatro torres de iluminação, permitem que o estádio cumpra as normas internacionais de transmissão exigidas, pois permitem a reprodução com pouco brilho, sem piscar e em super slow motion. 

Segundo a empresa, os projetores de alto desempenho equipados com tecnologia LED evitam o desconforto do reflexo para jogadores, árbitros e espectadores, e permitem ativação e escurecimento instantâneo da iluminação, impossível com os sistemas de descarga. No caso de um apagão, a luz pode ser restaurada instantaneamente, pois as lâmpadas não precisam esfriar para acendê-las. Além disso, proporcionam economia de energia de até 50% e evitam a poluição luminosa do meio ambiente, completando uma proposta sustentável. 

Por fim, todos os pontos de luz são controlados pelo sistema de iluminação IoT Interact. A atualização do sistema de iluminação conectado fornece aos gerentes do estádio maior flexibilidade para adaptar rapidamente as necessidades de iluminação do estádio para diferentes eventos esportivos e de entretenimento. Ao usar o Interact, os administradores do estádio têm o poder de integrar a iluminação a sistemas de som de terceiros e sincronizar a iluminação com a música, por exemplo.