Petronas automatiza gestão de fornecedores para diminuir burocracia

Redação – 01.12.2021 – Empresa utiliza solução da Nimbi para facilitar processos de homologação de compra de insumos com fornecedores 

A Petronas Lubricants Internacional, braço de lubrificantes automotivos e industriais da gigante de óleo e gás, percebeu que faltava tecnologia em seu fluxo de compras e homologação com fornecedores. A empresa queria garantir mais agilidade, assertividade e controle sobre os processos de aquisição de embalagens, materiais de escritório, limpeza e uma série de outros indiretos para manter suas atividades. Para resolver o problema, a companhia viu na automação a solução. 

O entendimento em que se chegou era a necessidade de desafogar a equipe de suprimentos e automatizar boa parte das tarefas operacionais que envolvem a negociação de indiretos. A Petronas até já utilizava uma solução de automatização destes processos, mas que entrou em desuso qual a troca do sistema ERP.  

Na busca de uma nova tecnologia, a empresa chegou na Nimbi, empresa especializada e serviços de tecnologia. Adílson Tunes de Souza Mello, diretor de Compras na Petronas, comenta que, além de se mostrar adequada à necessidade da empresa, a plataforma da Nimbi apresento um custo menor por operar na nuvem. “E, ainda, é possível integrá-la ao ERP. Estamos na fase final desse trabalho e, então, os sistemas estarão conectados”, comenta o executivo. 

Junto à integração, foi realizado o treinamento das mais diversas áreas que usam o sistema. Isso porque, assim que isso for finalizado, as requisições serão feitas, exclusivamente, via Nimbi. 

Nível de excelência 

A Petronas garante que todos os fornecedores que constam em sua base passam por uma seleção rigorosa em termos de análise de qualificação. Dependendo do item negociado, diferentes documentos são exigidos para comprovar a aptidão e legalidade do parceiro junto aos órgãos regulamentadores. “Antes da Nimbi, tudo isso era gerido de maneira bastante manual, por meio de planilhas alimentadas pelos compradores”, explica o diretor. 

Fatores como adequação às Políticas de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente, a capacidade de produção e recursos financeiros para atender às demandas, entre outros requisitos, conseguiram ser facilmente ajustados na plataforma da Nimbi, tornando o processo transparente em relação à ética nos negócios. 

Por meio dos alertas, os fornecedores e gestores da carteira são avisados automaticamente acerca dos documentos. Dessa forma, os compradores podem deixar essa gestão a cargo da tecnologia e se dedicarem a tarefas mais importantes e estratégicas.