Carregadeira real usa conceito da Lego

Lego e volvoRodrigo Conceição Santos – 06.12.2021 – 

A colaboração entre a sueca Volvo com a dinamarquesa Lego não tem nada de brincadeira: a fabricante de equipamentos desenvolve o protótipo de sua escavadeira de rodas LX03 usando a Lego Technic Concept e prevê um equipamento totalmente autônomo, inclusive com a possibilidade de interação com pessoas, e propulsão elétrica. A Lego entra no projeto, oferecendo a possibilidade de se pensar o equipamento real a partir de modelos menores, com o estilo de montagem mundialmente conhecido.

O esforço colaborativo entre a Volvo e a Lego foi iniciado em 2018, quando as empresas começaram a explorar o futuro potencial da construção, como vem noticiando o InfraROI deste 2017, quando a primeira versão de carregadeira elétrica da Volvo (LX01) roi apresentada nos Estados Unidos.

Recentemente, uma reportagem do site norte-americano Equipment World, destacou que, pela primeira vez, a Lego e a Volvo trabalham para fazer uma máquina real baseada em um modelo, e não o contrário. Isso tornaria o projeto verdadeiramente único, segundo as companhias, já que “muitos dos elementos de design originais foram concebidos por uma equipe de crianças”, explicou o líder de produto da Lego Technic, Niels Henrik Horsted.

Componentes de verdade na carregadeira de Lego

A Lego Technic é um tema de produtos da empresa, voltada para a criação de modelos complexos, com o recurso a blocos e peças mais sofisticados do que os das linhas básica e temática. O conceito foi introduzido em 1977 e era chamado de Expert Builder, ou construtor avançado, numa tradução livre. Em 1984, ela foi renomeada como Lego Technic. Os conjuntos dessa série são caracterizados por se basearem em peças especiais, tais como vigas, engrenagens, eixos e pinos. Alguns até oferecem peças pneumáticas ou motores elétricos.

Além do recurso da Lego, parte da LX03 de 5 toneladas vem do compartilhamento de elementos da L25, carregadeira de rodas elétrica da Volvo. A lista inclui a linha de transmissão e a emissão zero de gases de efeito estufa, além do baixo ruído e bateria com autonomia de oito horas. Embora a máquina não esteja comercialmente disponível – e talvez nunca seja, pois é um equipamento conceito – ela prepara o terreno para futuras incursões da Volvo na área.

“Precisamos transformar a indústria da construção, com soluções inteligentes e mais sustentáveis, que terão um impacto em escala global”, disse o presidente da Volvo CE, Milker Jernberg. “O lançamento do protótipo LX03 representa exatamente isso, e é uma prova da incrível experiência de nossos engenheiros e do nosso compromisso conjunto com uma mudança positiva. Junto com o Grupo Lego, estamos ultrapassando os limites da tecnologia e da imaginação, e o resultado está além de tudo que o mundo já viu antes”, declarou ao site Equipment World.