Porto do Açu vai movimentar concentrado de cobre

Redação – 07.12.2021 – Produto virá de Goiás e reforça a importância do porto para escoar insumos do Centro-Oeste do País 

O Porto do Açu fechou contrato de longo prazo para movimentar concentrado de cobre pela primeira vez. Pelos próximos cinco anos, o mineral sairá de Alto Horizonte (GO) para ser exportado através do Terminal Multicargas (T-MULT) do complexo portuário privado de São João da Barra (RJ). O acordo firma a movimentação, estocagem e embarque de concentrado de cobre, em uma operação inteiramente customizada para o cliente. 

O produto, muito utilizado como insumo para produção de fios, tubos, remédios, entre outros, pertence à Mineração Maracá, controlada e operada pela canadense Lundin Mining, que usará o Açu como alternativa no Sudeste do País para otimizar o escoamento do cobre. 

A nova carga é favorável para o T-MULT, uma vez que equilibra a matriz de cargas do terminal (exportação-importação) e otimiza o fluxo logístico já existente, além de consolidar a posição do Porto de Açu para as empresas produtoras do Centro-Oeste. Ainda segundo a administração do terminal, há uma sinergia entre a logística de exportação do produto com a de importação de outras cargas, como as das siderúrgicas da região. 

A primeira expedição da nova carga está prevista para acontecer até o final do ano, quando a primeira remessa de cobre será estocada nos armazéns lonados do T-MULT, que tem capacidade de armazenagem estática de 25 mil toneladas. 

Para atender à crescente demanda do terminal, há planos para ampliação imediata da retroárea com construção de pátio de granéis, pátio dedicado para cargas gerais e pátio de contêineres, além de novos galpões permanentes dedicados para armazenagem. Atualmente, o terminal possui 360 metros de cais acostável (que podem ser expandidos para 500 metros).