Um Telecom se prepara para oferecer MVNO para provedores

Redação – 09.12.2021 – Operadora de atacado pretende lançar oferta em 2022, em uma parceria com a Datora

A Um Telecom, operadora de atacado com presença mais forte no Nordeste, vai oferecer MVNO para outros provedores locais em 2022. A proposta ainda está passando por conclusão técnica, mas a empresa já conta com parceria com a marca Arqia, da operadora Datora, para oferecer o serviço de operadora móvel virtual sobre rede da TIM.

De acordo com Raquel Scarano, gerente de Marketing da Um Telecom, a ideia é aproveitar o interesse que o interior do Nordeste ainda apresenta em telefonia. Ela explica que há uma espécie de necessidade do serviço móvel na região e que o provedor local poderá se aproveitar disso para gerar valor à marca.

No entanto, cabe ainda acertar algumas questões de modelo de negócio, como a marca que aparecerá no aparelho do usuário quando ele se conectar à rede móvel.

Atendimento ao consumidor final

Raquel também comenta a atuação da Um Fibra, a marca da Um Telecom que atende consumidores finais. Segundo ela, este ainda é um negócio pequeno dentro da empresa e está mais voltado a ajudar os provedores que são clientes da operadora de atacado a crescer.

Ela explica que a Um Fibra surgiu da demanda de provedores que não sabiam como desenvolver seus negócios e pediam ajuda da Um Telecom. Conforme a Um Telecom via valor na operação do cliente, ela decidia investir no projeto de forma que se crie uma sociedade com o dono original do negócio.

Para que esse modelo de negócio seja interessante para a Um Telecom, é necessário atender diferentes critérios que a diretoria da empresa precisa auditar. A operação do cliente também não pode estar em um mesmo local que outro provedor atendido pela rede da Um Telecom, pois ela não quer gerar concorrência com seus próprios clientes. Por fim, é necessário a mudança para a marca Um Fibra.

Raquel aponta que há uma fila de provedores interessados neste modelo de negócio, principalmente em empresas pernambucanas. A demanda também alcança outros estados do Nordeste, como Sergipe e Alagoas.