Solução pré-conectorizada aumenta velocidade na implantação de fibra óptica, afirma Fibracem

João Monteiro – 14.12.2021 – Executivo da empresa aponta benefícios no uso da tecnologia, que exige menos conhecimento técnico do instalador e permite uma padronização da rede 

Durante o Encontro Nacional Abrint 2021, a Fibracem decidiu mostrar o impacto que uma solução pré-conectorizada traz na implantação de redes de fibra óptica. A fabricante de produtos ópticos destaca que elas dão mais velocidade para a instalação de redes, principalmente porque a fusão da fibra não precisa ser feita nos postes, apenas no cliente final. 

Outra vantagem da pré-conectorizada é que exige menos conhecimento técnico do instalador. “Como ele só precisa fazer o plug & play dos cabos, isso faz com que o tempo de treinamento seja menor para que ele vá para rua seja menor. Isso aumenta capacidade da mão de obra”, destaca o diretor de planejamento e operações da companhia, Eryck El-Jaick. 

Essas duas características da solução pré-conectorizadas trazem uma diferença considerável no tempo de instalação de uma rede em comparação com a tradicional fusão da fibra. Para El-Jaick, o potencial da solução está, principalmente, na hora de um provedor entrar em uma nova cidade. “A velocidade com que ele implanta a rede é fundamental para o posicionamento do provedor em um novo mercado. Se você acelera a implantação, ganha competitividade”, afirma. 

Além da velocidade de implantação, que diminui também o custo com a mão de obra, a solução pré-conectorizada padroniza a instalação de uma rede. Segundo o executivo, a fusão da fibra óptica ocorre dentro da caixa, o que traz mais garantia do padrão do processo. Utilizando só uma máquina de fusão, a qualidade do serviço vai variar conforme o técnico. 

Fibracem espera atender qualquer ISP 

El-Jaick entende que uma solução pré-conectorizada traz mais custos que a tradicional máquina de fusão, mas defende o valor agregado da solução. Como o produto foi resultado de dois anos e meio de desenvolvimento e é totalmente fabricado no Brasil, a empresa acredita que é capaz de oferecer o melhor custo-benefício do mercado. 

Segundo o executivo, as operadoras já estão utilizando a pré-conectorizada há algum tempo, enquanto os maiores provedores se interessam pela solução e já fecham parcerias para atendê-los. Agora, a fabricante espera popularizar a solução entre os médios e até pequenos provedores. “Entendemos que conseguimos trazer um preço compatível para existir uma migração no curto e médio prazo”, diz ele, lembrando que as duas tecnologias ainda vão coexistir.