Concessionário da orla das praias do RJ conquista prêmio do Instituto Lixo Zero

Redação – 10.01.2022 – Concessionária carioca recebeu honraria na categoria “Inovação” pelo projeto “Quiosque Lixo Zero” 

A Orla Rio, concessionário que administra a orla marítima e seus quiosques no Rio de Janeiro, recebeu, em dezembro passado, o prêmio da categoria de inovação do Prêmio Instituto Lixo Zero do Brasil. A honraria foi concedida pelo projeto “Quiosque Lixo Zero” o qual a concessionária carioca incentivou quiosques da orla a reduzirem o impacto no meio ambiente, realizando reciclagem dos resíduos sólidos produzidos pelos estabelecimentos. 

O resultado foi o La Carioca, do empresário Flávio Dotz, se tornando o primeiro quiosque do País a receber o certificado Lixo Zero com 95% de reciclagem dos resíduos, retirando uma tonelada de reciclados e duas toneladas de orgânicos por mês da rota dos aterros sanitários. 

Para a Orla Rio, iniciativas como essa já estava nos planos da concessionária desde 2019, quando começou a implementar práticas ESG (Environmental, social and corporate governance), sendo um deles o Recicla Orla. 

Com esse exemplo, outros dez quiosques se demonstraram interessados em tornarem-se Lixo Zero e outro, Tatuí, inaugura em no próximo dia 28, já na proposta, sem enviar qualquer resíduo para os aterros sanitários. 

O Instituto Lixo Zero é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil. Fundado em 2010, O ILZB representa no Brasil a ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo.