Especialista aponta benefícios na troca de baterias de chumbo por lítio

Redação – 10.01.2022 – Migração pode ser uma opção para afastar o interesse de ladrões e trazer mais estabilidade para operações de PoPs 

O mercado de provedores de Internet (ISPs) de pequeno e médio porte se encontra em plena expansão e ganhou um papel fundamental na ampliação da banda larga no Brasil e, por consequência, no progresso da inclusão digital. Essas corporações costumam ter data centers com infraestrutura robusta para dar suporte para todos os usuários – com sistemas de backup baseados em baterias de chumbo para funcionamento de seus aparelhos. No entanto, o uso de baterias de lítio pode ser uma opção para o segmento. 

Vinícius Berná, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Unicoba, explica que a infraestrutura distribuída de telecomunicações com os PoPs – local onde o ISP mantém o equipamento de telecomunicações necessário para permitir o acesso local dos seus clientes à Internet – pode ser um problema para as baterias de chumbo. 

Isso porque elas são submetidas a condições operacionais mais hostis, seja pela ausência de um ambiente climatizado, alto nível de roubo e até mesmo alto custo com manutenções, dado que a bateria de chumbo normalmente não é monitorada remotamente. 

Baterias de lítio trazem maior valor agregado 

Como os PoPs muitas vezes ficam em locais isolados, as baterias de chumbo podem oferecer um risco à operação, segundo o gerente. Nesses casos, ele recomenda a migração da tecnologia de chumbo por baterias de lítio. 

“O recurso em lítio pode operar entre temperaturas de -5°C a até 60°C sem perda de vida útil; ela não parece uma bateria, mas sim um equipamento de telecom – o que afasta o interesse de ladrões; ela é menor que sua equivalente em chumbo (dada sua maior densidade energética) e é monitorável, de modo que é possível saber tudo que está ocorrendo no local, como tensão, corrente, temperatura – mesmo que à distância”, esclarece o executivo. 

Em termos de custo, a princípio, a bateria de lítio pode parecer com um preço mais elevado, no entanto ela se paga a longo prazo. “Uma bateria de lítio custa do dobro da sua equivalente em chumbo, porém, tem uma vida útil de 5 a 10 vezes maior”, explica Berná.