Dell aposta em redes privadas de 5G para se firmar no setor de telecom

Redação – 28.01.2022 – Planejamento da empresa prevê usar soluções para criação de redes privadas para explorar o potencial do 5G 

O Chief Technology Officer (CTO) Global da Dell Technologies, John Roese, disse hoje (27/1) em coletiva online para a imprensa que a empresa prevê entrar no mercado de 5G com soluções de construção de redes privadas. De acordo com ele, este é um dos mercados mais promissores para a tecnologia no futuro próximo, pois é capaz de explorar o potencial do 5G em mercados como a indústria. 

Roese lembra que a Dell entrou no mercado de telecom há cerca de dois anos, oferecendo soluções para virtualizar o core da rede de operadoras. A norte-americana Vodafone, por exemplo, é uma das clientes da fabricante. A Dell ainda acredita nessa estratégia, incluindo na América Latina, onde a empresa aponta que soluções abertas têm conquistado mais clientes. 

Isso porque, segundo Luis Gonçalves, líder da Dell Technologies na América Latina, vê nelas a capacidade de transformar a arquitetura de redes das operadoras latino-americanas, que ainda é muito fechada, em sua visão. Conversas com empresas locais já estão sendo feitas para mudar isso e utilizar redes definidas por software (SDN, na sigla em inglês). 

Outros potenciais mercados para a Dell 

O CTO da Dell ainda comentou outros mercados onde a empresa tem investido. Um deles é a indústria automobilística que, vem se transformando em um segmento de tecnologia graças aos carros autônomos e elétricos. Ele acredita que haverá uma revolução nessa indústria e quer a Dell perto como uma fornecedora de tecnologia, sendo que hoje já trabalha com a Toyota. “Estamos convencidos de que, quanto mais o setor se transformar, mais oportunidades podem surgir para a Dell”, afirma. 

Outro mercado é o de computação quântica, que ainda está se desenvolvendo. “Ainda não vamos ver ele maduro este ano, mas vai ganhar cada vez mais espaço”, diz Roese. A Dell vem trabalhando com IBM e outros fornecedores dessa tecnologia para desenvolver sistemas híbridos, combinando a computação convencional com a quântica.