Acciona aponta rompimento de uma coletora de esgoto como motivo de acidente na Marginal Tietê

Redação – 02.02.2022 – Construtora responsável diz que rompimento não foi causado pelas obras; MP-SP instaura inquérito para investigação 

Na manhã de terça-feira (1/2), um acidente ocorreu na obra da linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo localizada na Marginal Tietê, na Freguesia do Ó. De acordo com a Acciona, construtora responsável pelas obras, uma coletora de esgoto teria se rompido “por motivos alheios às operações da obra”. Não houve feridos no acidente e dois funcionários da construtora foram levados ao hospital por terem contato com água contaminada, vinda do esgoto. 

O acidente ocorreu por volta das 9h e provocou uma cratera que alcançou a via paralela da Marginal Tietê, obrigando o fechamento do trânsito no local. Ao longo do dia, mesmo com a cratera aumentando de tamanho, o tráfego na via expressa foi liberado. 

Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, o vazamento de uma galeria de esgoto causou o acidente. Ouvido pelo G1, Galli disse que provavelmente o solo não suportou o peso da galeria, que passava três metros acima da tuneladora, equipamento conhecido como tatuzão e responsável por fazer os túneis para passagem dos trens do metrô. 

Não se sabe exatamente o que causou o rompimento do esgoto. Por isso, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) instaurou um inquérito civil para apurar as causas, além de estabelecer a extensão dos danos urbanísticos e ambientais do acidente. O órgão já solicitou à Acciona um relatório preliminar sobre o caso, apontando também as medidas que a construtora tomou para minimizar os danos após o acidente. 

De acordo com o governo de São Paulo, não há risco para os imóveis no local. O Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado (DAEE) também não constatou nenhum dano ao leito do Rio Tietê.