Mineração deve ter um bom ano em 2022, mantendo a consistência de 2021

João Monteiro – 01.02.2022 – Apesar de uma queda no valor do minério de ferro, outros minerais devem balancear o mercado para um valor positivo

O mercado de mineração brasileiro não deve esperar um ano excepcional como os de 2011 e 2012, mas ainda há boas perspectivas para 2022. Foi a essa conclusão que o webinar da Brasmin, chamado “O que o setor da mineração pode esperar de 2022”, chegou. 

Na ocasião, João José Gomes Pereira, gerente comercial da Brass, empresa que presta consultoria para projetos de mineração, lembrou que o preço da tonelada do minério de ferro não deve alcançar os patamares de 2021, que chegou a US$ 190. “Perspectiva é que o minério de ferro mantenha seu preço de US$ 100 a tonelada”, disse ele. Isso acontece porque o investimento chinês não deve ser forte o suficiente para puxar o valor para cima, como aconteceu ano passado. 

Para Sergio de Oliveira, editor da revista Brasil Mineral, também enxerga que não se espera nenhum crescimento exuberante como em 2011, mas sim um crescimento constante em 2022. Minerais específicos vão ajudar o setor a manter seu índice positivo. O lítio é um exemplo, que teve um crescimento de 500% no valor ano passado, por causa do negócio de baterias para veículos elétricos. “Espera-se que isso se mantenha firme devido à demanda por carros elétricos”. 

Outras oportunidades para o setor estão na filtragem de rejeito e o investimento em novas usinas, como lembra Pereira, da Brass. Ele lembra do investimento da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), que fez o investimento recente em uma planta de nióbio. 

Mercado de equipamentos 

Já Everson Cremonese, diretor de Vendas da Metso Outotec, afirma que 2021 foi uma grata surpresa para o mercado de equipamentos de mineração. Apesar de não ter tido a criação de novas plantas em um número considerável, o executivo aponta que houve um investimento do mercado na atualização de seu parque. 

Isso foi refletido no crescimento de 20% nas vendas de peças da fabricante. Os serviços também superaram expectativas, o que aponta que os clientes estão com a operação total. 

Cremonese destaca o setor de agregados, que teve um crescimento em 2021 perto do que houve em 2012 – ano que teve grandes investimentos em infraestrutura, como a hidrelétrica Belo Monte. “A expectativa é que em 2022 muitas obras de infraestrutura já contratadas devem acontecer”, diz ele, o que deve se refletir em um bom ano. 

A Metso Outotec também investiu em um novo mercado de agregados, o de calcário agrícola, que pode substituir o uso de fertilizantes. Dentro da empresa, isso já representa 15% do faturamento. A fabricante chegou até a fazer um investimento para criar um laboratório próprio para testar soluções para o setor agrícola.