Nokia usa chips AMD EPYC em soluções de rede para poupar energia

Redação – 04.02.2022 – Novos processadores reduzem até 40% do consumo de energia do servidor para operar redes Core 

A Nokia anunciou que está usando processadores AMD EPYC de terceira geração nos servidores que fornecem seus produtos de software de rede Nokia Core nativos em nuvem. A ideia é expandir a gama de opções de servidores e processadores disponíveis para seus clientes e impulsionar novos níveis de desempenho e eficiência energética em redes 5G. 

O anúncio está em linha com os esforços da Nokia para acelerar a digitalização e ajudar a indústria de TIC a reduzir sua pegada ambiental, além de apoiar outras indústrias a se tornarem mais eficientes em recursos. A Nokia pretende uma redução de 40% no consumo de energia do servidor para operar redes Core usando processadores AMD EPYC. 

Os clientes da Nokia podem comprar servidores alimentados pela Nokia AMD EPYC através da Nokia ou através de outros fornecedores. Espera-se que estejam disponíveis comercialmente no primeiro semestre de 2022. Os servidores que fornecem software Nokia Core alimentado por outros chips continuarão disponíveis. 

A Nokia está comprometida em reduzir suas emissões em 50% até 2030, ao longo de sua cadeia de valor, incluindo operação própria, produtos instalados, logística e fábricas de montagem final.