Operadoras vão colaborar com a USP e desenvolver soluções para cidades inteligentes

Redação – 10.02.2022 – Claro, Embratel e Ericsson entraram em projeto para fomentar um ecossistema para a cocriação de novas aplicações usando o 5G como base 

Uma nova parceria surgiu no Brasil para desenvolver soluções de redes 5G para projetos de cidades inteligentes. A Claro, a Embratel, a Ericsson e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) se uniram para formar um ecossistema de inovação. A ideia é desenvolver aplicações para os segmentos de Smart Cities e Internet das Coisas (IoT). 

O propósito é formar uma rede de colaboração público-privada na qual as empresas possam oferecer capacitação tecnológica e interação entre especialistas, pesquisadores e alunos para atuarem no lançamento de Provas de Conceito (POCs) que contribuam para a melhoria da efetividade e da eficiência de ferramentas e serviços para a tecnologia 5G, assim como para Narrow Band e CAT-M. 

A rede 5G implementada na USP pela Claro, com tecnologia Ericsson, utiliza elementos de uma solução comercial ativados com licença científica cedida pela Anatel, na frequência 3,5 GHz, uma das faixas que foram adquiridas pela operadora no recente leilão. A estrutura propiciará um ambiente para que pesquisadores e alunos possam criar, prototipar e testar produtos e serviços. A princípio, o grupo de trabalho irá se concentrar em projetos e pesquisas nos segmentos Smart Cities e IoT. 

Entre as aplicações de cidades inteligentes que serão desenvolvidas e testadas pelo grupo de trabalho, estão soluções de segurança pública, como um projeto piloto de vigilância urbana; e engenharia de tráfego, com enfoque em tecnologias de gerenciamento de fluxos de transporte que auxiliem a acessibilidade e a circulação, reduzindo conflitos, para melhoria da qualidade de vida nas cidades. A Embratel atuará na integração de tecnologias para disponibilizar ao mercado corporativo as inovações desenvolvidas a partir da parceria.