New Holland lança primeiro trator movido a biometano no Brasil

Redação – 16.02.2022 – Lançamento foi realizado em evento no Paraná; ideia é que produtor rural utilize o gás metano gerado dentro da propriedade 
trator biometano
T6 Methane Power, o trator movido a biometano (foto: divulgação New Holland).

O primeiro trator do mundo movido a biometano foi lançado comercialmente pela New Holland Agriculture na semana passada, durante a 34ª edição do Show Rural Coopavel, que ocorreu entre os dias 7 e 11 de fevereiro em Cascavel (PR). O modelo T6 Methane Power, produzido em Basildon, na Inglaterra, chega via importação e estará à disposição dos clientes da marca em todo o país. 

A New Holland explica que o trator permite que o produtor rural use o biogás gerado dentro da propriedade (a partir dos dejetos dos animais, por exemplo) para abastecer o equipamento. A tecnologia de propulsão por biometano oferece inúmeras vantagens ambientais, incluindo a redução de até 80% das emissões em comparação com um motor diesel padrão. Ao usar o biometano, o impacto de carbono da máquina é virtualmente zero e uma redução de custos entre 25% e 40% pode ser alcançada quando comparada com os combustíveis convencionais. 

Equipado com motor eletrônico FPT 100% a gás natural, o T6 Methane Power possui transmissão Semi Powershift 16 x 16, o que garante um excelente escalonamento de marchas e maior agilidade durante o trabalho. Além disso, o trator tem eixo dianteiro em peça única e suspensão de cabine, fornecendo maior conforto interno. A cabine oferece visão 360º e em conjunto com as luzes de LED garante a qualidade das operações, mesmo à noite. 

O trator biometano vinha sendo testado no Brasil desde 2017, como protótipo, e o T6 Methane Power foi eleito Trator Sustentável do Ano 2022 durante a EIMA Internacional, feira mundial que expõe novidades em máquinas agrícolas, que ocorreu em outubro de 2021 em Bolonha, na Itália.  

Mais tecnologia 

O trator ainda vem equipado com tecnologia de telemetria e agricultura digital da New Holland. Ele vem de fábrica com o sistema de orientação integrada IntelliSteer, que oferece controle de direção da máquina com o toque de um botão. Também possui o sistema ISOBUS class 2, que traz informações diretamente para o monitor do trator e o Intelliturn, que garante de forma automática as manobras de cabeceira. 

Além disso, o T6 Methane Power está conectado ao MYPLMCONNECT, o portal oficial de telemetria da New Holland para controlar totalmente a conexão entre frota, fazenda e dados agronômicos em todos os tipos e tamanhos de propriedades.