Drones melhoram operação em canteiros

Rodrigo Santos – 25.02.2022 – O uso de drones na construção civil não é novidade. Muitas construtoras estão ativando os equipamentos, inclusive para permitir uma visão panorâmica da evolução das obras. Em tempos de pandemia, os drones permitem a navegação remota sem ter que se deslocar para os canteiros de fato. Uma matéria do Equipment World, escrita pelo especialista australiano James Rennie, da AUAV, resume quatro frentes onde os veículos autônomos podem ser adotados e onde eles devem avançar como uma ferramenta particularmente de otimização da segurança. 

Primeiro, os drones podem ser usados na prevenção de acidentes relacionados à construção, pois além de ser um processo demorado, inspecionar um canteiro de obras a pé também é altamente arriscado para a saúde dos trabalhadores, principalmente devido à altura envolvida, equipamentos pesados, fios elétricos instáveis, áreas inacessíveis, etc. Usando levantamentos de drones , os engenheiros e agrimensores podem evitar o risco de ferimentos ou mortes em grande medida, identificando perigos potenciais, como a localização exata de um objeto pesado, movimento de equipamentos perigosos e pisos instáveis. 

Uma segunda aplicação é a otimização da inspeção em si. Os drones podem ser implantados para identificar os danos e reparos necessários, o que é muito mais eficiente do que enviar trabalhadores em alturas e perto de perigos desconhecidos. Seu uso elimina o risco de fazer com que os trabalhadores subam em grandes andaimes ou atravessem estruturas inseguras. Já as inspeções de edifícios com drones também exigem menos trabalho e menos tempo. Usando a tecnologia pode-se obter imagens aéreas e inspeções térmicas baratas e inspecionar estruturas de construção com rapidez e sem riscos. 

O monitoramento do progresso do local é outra aplicação, inclusive que citamos acima. Os drones podem enviar imagens e vídeos em tempo real do local para os gerentes de construção. Isso pode então ser convertido em um modelo 3D que é comparado aos dados anteriores para analisar o progresso do site. Isso é especialmente útil ao monitorar áreas perigosas do canteiro de obras. Monitorar o progresso do site usando os veículos ajuda a equipe a rastrear se tudo está funcionando de acordo com o plano e cronograma de design. Drones também podem ser usados para monitorar o carregamento e descarregamento de materiais até os canteiros, o tráfego no local e o transporte, o que garantirá que todas as operações sejam realizadas com segurança. 

A quarta frente de uso de drones como suporte à segurança é o mais claro: desestimular os roubos. Canteiros são locais que armazenam grande quantidade de ativos, alguns deles de alto valor. A vantagem é que os dispositivos podem sobrevoar um canteiro de obras dia e noite, monitorando o armazenamento e a movimentação de materiais para garantir que nada seja roubado. Drones com sensores de movimento, visão noturna e infravermelho são ainda melhores que câmeras de vigilância, pois também podem ser usados para proteger áreas de difícil acesso. 

Pra finalizar, um dado da PwC: o uso de drones na construção e mineração pode se tornar um mercado global de US$ 28,3 bilhões, o que por si só mostra que esses equipamentos não são um assunto sério da Infraestrutura 4.0.