Geração distribuída passa a ser certificada por programa brasileiro de energia renovável

Redação – 16.03.2022 – Instituto Totum passa a certificar geração distribuída de energia fotovoltaica com o apoio da ABGD 

Durante o 12º Fórum de Geração Distribuída, região sudeste, realizado na capital paulista, na quinta-feira (10/3), os representantes da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e do Instituto Totum, assinaram um termo que inclui a geração distribuída de energia fotovoltaica no Programa Brasileiro de Energia Renovável, garantindo o selo de certificada para a tecnologia.

O Instituto Totum é o certificador acreditado pela Secretaria de Previdência Social (SPREV), que emite certificado de energia renovável, o I-RECs. Os títulos garantem o rastreamento de atributos ambientais de energia facilitando a contabilidade confiável de carbono, para Escopo 2, compatível com padrões internacionais. A iniciativa representa mais um passo na consolidação da energia fotovoltaica no Brasil. 

O programa de certificação existe há 10 anos e o Instituto Totum é o único autorizado a dar esse tipo de chancela, que é uma garantia de origem sustentável da energia produzida e comercializada. Para a ABGD, garantir que a geração distribuída seja certificada trará mais competitividade para as empresas e as indústrias do segmento. A associação ainda trabalha em outros projetos em parceria com o Instituto Totum, como em futuros certificados do integrador e instalador.