Governo de SP inicia projeto-piloto de sistema de pedágio “inteligente”

Redação – 12.04.2022 – Em fase de teste, sistema free flow instalado na Rodovia Ayrton Senna (SP-070) faz apenas leitura das placas; cobrança aos motoristas segue sendo realizada na praça de pedágio 
Exemplo de pórtico usado no sistema free flow (foto: reprodução YouTube/EcoPistas).

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e da concessionária Ecopistas, estão desenvolvendo o projeto-piloto do primeiro pedágio free flow do Brasil, localizado na Rodovia Ayrton Senna. O sistema é composto por pórticos – estrutura de metal em formato de portal, indo de um lado a outro da pista – posicionados em diferentes pontos da rodovia, equipados com câmeras especiais, sensores e antenas, capazes de operar mesmo em condições adversas de visibilidade. 

Quando o veículo passa pelo pórtico, as câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que permite o reconhecimento óptico de caracteres, fazem a leitura das imagens frontais e traseiras das placas. Um scanner a laser faz a identificação e o dimensionamento dos veículos em tempo real, capturando as características como altura, largura, comprimento, trajeto e velocidade de carros, motos, ônibus etc. 

As antenas de identificação de TAGs e as câmeras de monitoramento complementam as informações, que são enviadas para um sistema central, responsável por receber e processar todos os dados e, por fim, calcular a tarifa de pedágio de acordo com a distância percorrida. 

Nessa primeira fase do sistema de pedágio, estão sendo realizados testes de performance do equipamento para captação de imagens que permitem a identificação do tamanho, categorias e quantidades de eixos dos veículos que transitam pelo trecho – ainda sem a cobrança aos usuários via sistema. Técnicos da Agência analisam os dados captados do teste no pórtico, instalado no final de 2021 no km 31,5 da SP-070, e preparam um estudo. 

O projeto-piloto serve de base para as próximas etapas de expansão do uso destes equipamentos no Estado de São Paulo – inclusive, no trecho do Rodoanel Norte, pioneiro no Brasil na cobrança de pedágio exclusivamente por essa modalidade.

A Ecopistas divulgou um vídeo para exemplificar a solução: