Solução AIoT da Bosch ajuda no diagnóstico de covid-19

Redação InfraDigital – 12.04.2022 – Dispositivo visa otimizar tempo de resultado e aumentar efetividade no diagnóstico 

As soluções com AIoT – junção da Inteligência Artificial (IA) com a Internet das Coisas (IoT) – aplicada à saúde mostra as possibilidades que a tecnologia tem a oferecer para o setor. No combate à covid-19, por exemplo, a Bosch desenvolveu o dispositivo Vivalytic, que agiliza os exames para detecção do vírus. 

Através de um software específico para detecção do vírus – ao aplicar estratégias de avaliação otimizadas – o dispositivo de análise pode detectar uma amostra positiva mediante elevada carga viral em menos de 30 minutos, exatamente onde a amostra é recolhida. Além disso, ao levar a cibersegurança em consideração, a plataforma cumpre as mais rigorosas normas de privacidade dos dados: por exemplo, não há acesso remoto aos dispositivos Vivalytic, nem possibilidade de acesso aos dados dos pacientes. 

Essa não é a única tecnologia voltada ao combate à covid-19 e para o mercado de saúde. A Bosch já tinha desenvolvido câmeras com análise de vídeo inteligente integrada que medem a temperatura corporal individual sem necessidade de contato físico. Além disso, a fabricante lançou um monitor de hemoglobina portátil equipado com IA e capaz de monitora a hemoglobina do sangue por meio da leitura do dedo. Com ele, é possível detectar se uma pessoa possui anemia em até 30 segundos. A tecnologia pode ser utilizada por países e regiões com acesso insuficiente à assistência médica. 

Os benefícios que as tecnologias baseadas em AIoT podem trazer para a medicina complementam a interação entre equipe médica e paciente em diferentes contextos. Podem, por exemplo, melhorar o resultado de tratamentos e das intervenções médicas, realizar o controle eficaz das condições clínicas que exigem acompanhamento, entre outras tantas possibilidades.