Como utilizar câmeras térmicas para prevenção de incêndios

Redação – 18.04.2022 – Equipamentos podem elevar o nível de planos de contenção de incêndio, passando de reativos para preventivos 

A tecnologia de câmeras térmicas se tornou uma opção para a prevenção de incêndios, sendo utilizada para detectar aumentos anormais de calor. Dessa forma, ela acaba sendo mais preventiva do que reativa, em comparação aos alarmes e outros equipamentos de combate a incêndios, que apresentam limitações no que diz respeito à verificação e ao tempo de aviso. 

Os detectores, por exemplo, emitirão um alarme quando detectarem fumaça no ar, no entanto, isso é somente depois que o fogo já começou. O mesmo se aplica aos dispositivos de amostragem de ar, que realizam testes em busca de partículas, embora geralmente possam detectar fumaça antes de um detector. 

As câmeras ópticas só podem dar um aviso quando as chamas são visíveis – ou seja, quando o fogo já começou. Já as câmeras térmicas têm modelos ligados diretamente a sirenes ou luzes estroboscópicas que podem dar um aviso geral de incêndios na área da câmera, bem como um alerta para o operador do sistema. 

Segundo a Hikvision, uma fornecedora de câmeras térmicas, as imagens desse tipo de equipamento podem fornecer avisos em um estágio inicial de um incêndio em data centers, indústrias, centros de distribuição, expedição, entre outros locais. Já que essa tecnologia monitora a temperatura e pode sinalizar um possível problema antes que ele aconteça. Se os sensores térmicos detectarem temperaturas anormais, os operadores podem investigar e tomar medidas para evitar um incêndio. 

Câmeras térmicas de baixo custo, como a HeatPro, também podem oferecer grande flexibilidade na construção de um sistema sob medida para um local. Várias opções de distância de detecção nas câmeras fornecem diferentes campos de visão. Além disso, a Hikvision possui uma ferramenta de design térmico, um software para orientar os instaladores sobre a melhor maneira de posicionar as câmeras em uma determinada área.