Novos píer e rampa de acesso à balsa são entregues no Guarujá

Redação – 18.04.2022 – Melhorias oferecem mais segurança e conforto aos usuários da travessia Santos/Guarujá 

O governo do Estado de São Paulo inaugurou o píer e a rampa de acesso à balsa da travessia Santos/Guarujá, do lado Guarujá. O novo atracadouro vai proporcionar ganho na logística operacional, melhorando o acesso à embarcação pelos motoristas, motociclistas e pedestres. 

As obras integram um pacote de melhorias para as travessias litorâneas no estado. Para a reforma da rampa de acesso foram investidos R$ 9,7 milhões. Já o píer foi modernizado com recursos indenizatórios da empresa responsável pelo navio cargueiro que colidiu contra a estrutura. 

Em dezembro, o governo já havia entregado o atracadouro misto na travessia Santos/Guarujá (para embarque e desembarque de pedestres, bicicletas e veículos), com investimento de R$ 1,9 milhão. No mesmo mês, entrou em operação, totalmente reformada, a Balsa FB-24, uma das maiores do sistema: capacidade para 62 carros e 248 pedestres. 

Modernização 

A Secretaria Estadual de Logística e Transportes ainda realiza investimentos na modernização no sistema de balsa entre Santos e Guarujá, que já permitiram uma melhora significativa no serviço e um atendimento mais ágil aos usuários. Doze embarcações reformadas foram entregues desde 2019 e, neste período, o valor da tarifa não foi reajustado. Além disso, a manutenção passou a ser pelo período de 24 horas, com o recondicionamento de 26 motores e reversores, e os usuários ganharam novos canais de informação em tempo real. 

Com esses investimentos, as travessias litorâneas contaram, nas últimas temporadas de verão, com a maior quantidade de embarcações dos últimos anos e uma redução significativa no tempo médio de espera. Um levantamento do Departamento Hidroviário apontou que o tempo médio de espera para embarque nas travessias, durante as festas de Natal de 2021 e do Réveillon 2021-2022, caiu 26% em comparação a 2019 (antes da Pandemia), apesar do aumento na movimentação de veículos.