Siemens e Embeddo criam solução de IA para operadora de ferrovias

Redação – 20.04.2022 – Tecnologia ajuda a monitorar cruzamentos de ferrovias com estradas ou ruas e dá mais segurança a trajetos 

A Siemens uniu-se à Embeddo, startup de soluções baseadas em Internet das Coisas Industrial (IIoT), para a criação de uma solução de inteligência artificial (IA) para uma operadora logística que administra malhas ferroviárias em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Dentro dos processos do cliente, havia uma necessidade para modernizar o monitoramento de passagens de nível, ou seja, um cruzamento entre uma ferrovia e uma estrada ou até mesmo um caminho mais simples.  

Em inúmeras localidades do país, as passagens de níveis têm décadas de existência e utilizam de mecanismos defasados como avisos sonoros, luminosos e barreiras físicas para o controle da passagem de veículos e transeuntes. Na maioria dos casos, a automação se fazia necessária, para uma operação mais segura e controlada e interligada a outros sistemas, como o de tráfego e o de segurança da cidade. 

Combinando o poder da IoT e da IA, a Embeddo criou uma solução para o monitoramento de passagens de nível e prevenção de acidentes, integrando em sua arquitetura o gateway Simatic IOT2050 da Siemens. Dessa forma, foi possível a Embeddo desenvolver as mais diversas aplicações como, por exemplo, o uso de inteligência artificial para análise e classificação de imagens a fim de prevenir acidentes nas passagens de níveis junto ao controle inteligente do tráfego. 

O gateway inteligente IoT facilita o processamento, o armazenamento de dados ou o processo de múltiplas máquinas diferentes, assim como o envio desses dados para um sistema de TI ou baseado em nuvem.   

O hardware do gateway Simatic IOT2050 tem um design compacto e é baseado em tecnologia industrial robusta, confiável e de longa duração. Ele é equipado com um ARM 6548 (+Secure Boot), 2 GB de RAM DDR4 e várias interfaces, incluindo duas LAN Gbit, duas USB e uma interface serial e Arduino.