Carnaval de São Paulo usa 5G para melhorar transmissão do desfile pela TV

Redação – 27.04.2022 – Transmissão contou com ‘Mochilink’ na produção do evento utilizando a rede de quinta geração instalada pela Claro no Sambódromo 

A realização do desfile de Carnaval de São Paulo em abril não foi o único marco do tradicional evento. Durante o desfile do Grupo Especial também foi utilizada uma rede 5G para melhorar a experiência de transmissão na televisão. A TV Globo decidiu capturar as imagens por meio de um cinegrafista equipado com uma “Mochilink” – uma mochila adaptada com módulo 5G para transmissão – que utilizou a rede 5G para transmitir conteúdo com extrema qualidade. A rede possibilitou maior mobilidade para conduzir as câmeras, já que elimina a necessidade de cabeamento nos equipamentos. 

Esses recursos colaboram para que o público seja impactado por uma experiência ainda melhor de transmissão. A tecnologia utilizada na transmissão do desfile de Carnaval do Grupo Especial de São Paulo é realizada na rede 5G em “millimeter wave”, que são ondas milimétricas que fazem a rede 5G trafegar em frequências mais altas que as tradicionais, operando na faixa de 26GHz, com velocidades que ultrapassam a marca de 2,5 Gbps e baixíssimas latências. 

A Claro e a Ericsson montaram uma rede “millimeter wave” no Brasil, tecnologia que é ideal para eventos com grande volume de pessoas, já que conta com alto poder de processamento de dados e baixas latências, tornando a experiência do usuário ainda melhor. 

A solução técnica 

Para viabilizar o marco tecnológico, a Claro instalou a rede 5G no Sambódromo do Anhembi em colaboração com a Ericsson, Casa Systems, Intelbras, Motorola e Qualcomm , que apoiaram as demonstrações com dispositivos (CPEs, APs Wi-Fi e Smartphones). Na ação, smartphones da familia motorola edge foram utilizados como modem para receber o sinal mmWave e retransmitir para o mochilink. O smartphone é alimentado pela plataforma móvel Snapdragon 8 Gen 1, com sistema de modem-RF Snapdragon X65. 

O desfile de Carnaval do Grupo Especial de São Paulo contou ainda com um espaço exclusivo da Claro no camarote Confraria. No ambiente, o público presente pode testar a tecnologia 5G, através de outro Caso de Uso – um roteador especial (CPE) estará conectado à rede 5G “millimeter wave” da Claro e gerará conectividade de dados a roteadores Wi-Fi posicionados no camarote. O público utilizou seus smartphones via Wi-Fi aproveitando toda a capacidade de dados oferecida pelo 5G mmW instalado no Sambódromo do Anhembi.