BID abre curso de PPPs e oferece 25 bolsas para emissão do certificado

Redação – 12.05.2022 – O objetivo é ajudar a aumentar a eficiência dos projetos e reduzir as perdas devido a custos excessivos e atrasos 

As inscrições estão abertas para o curso Parcerias Público-Privadas (PPPs) para o Desenvolvimento: Implementando Soluções no Brasil, oferecido gratuitamente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na plataforma online edX. Para estimular a participação no curso, o BID está oferecendo 25 bolsas para custear integralmente a emissão do certificado – no valor de R$ 122,00. Basta se inscrever e concluir o curso para concorrer. 

O objetivo é promover parcerias público-privadas como uma ferramenta essencial para impulsionar os investimentos em infraestrutura e prestação de serviços que ajudarão a recuperação econômica do Brasil. 

De acordo com dados do Radar PPP, 85% dos projetos iniciados no Brasil não são concluídos em cinco anos, o que é uma taxa muito elevada para gerar os níveis de investimento de que o país necessita. 

Atualmente, o BID está liderando a estruturação de 20 projetos de PPPs no País. Quando concluídas, espera-se que gerem investimentos privados de cerca de R$ 10 bilhões em áreas como transporte público e saneamento. 

O curso 

O curso visa a ajudar a comunidade profissional brasileira de vários setores de infraestrutura (infraestrutura econômica, saúde, educação, banda larga, água, entre outros) a qualificar sua participação na gestão de projetos com participação privada que geram benefícios para investidores, governos e sociedade. Ao longo de cada módulo, são apresentadas as melhores práticas aplicáveis a cada etapa do ciclo do projeto, incluindo seleção do projeto, projeto, estruturação, alocação de risco, execução, acompanhamento e monitoramento. 

Para cumprir seu objetivo, os módulos que compõem este curso contêm uma variedade de conteúdos especificamente concebidos para o mercado brasileiro e focados nos principais tipos de projetos realizados no país, tais como PPPs e Concessões. O conteúdo inclui leituras selecionadas, vídeos, estudos de casos nacionais e internacionais e outros recursos de aprendizagem. 

Com uma carga de trabalho de seis a sete horas por semana, o curso oferece aos participantes a possibilidade de visualizar o conteúdo no seu próprio ritmo e de acordo com sua disponibilidade (lembre-se que o MOOC terminará em 15 de junho), com um certificado digital da AcademiaBID. As inscrições podem ser feitas pelo site.