Roubos de cabos de telecomunicações ultrapassam 4 mi de metros pelo 3o ano seguido

Redação – 23.05.2022 – Segundo a presidente da Feninfra, os delitos contribuem para precarizar os serviços e prejudica clientes do setor 

Segundo dados da Conexis Brasil Digital, entidade que representa as empresas de telecom, durante o ano de 2021 foram furtados ou roubados 4,12 milhões de metros de cabos de telecomunicações. Foi o terceiro ano seguido que roubos de cabos ultrapassam 4 milhões de metros de cabos roubados, algo que prejudica os consumidores e estimula o funcionamento de empresas que atuam ilegalmente e contribui para precarizar os serviços do setor. A avaliação é da presidente da Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra), Vivien Mello Suruagy. 

Os cabos que costumam ser roubados são usados para serviços diversos, como telefonia fixa e celular, TV a cabo e de tráfego de dados na internet. Ainda segundo Vivien, muitas vezes, eles são comprados por empresas que atuam na ilegalidade. “Além de comercializados ilegalmente, são serviços que têm péssima qualidade, até porque não são regulados por qualquer entidade, diferentemente das empresas que atuam dentro da lei, inclusive na área trabalhista. O resultado é a precarização dos serviços”, complementa a presidente da Feninfra.

O total apurado em 2021, 4,12 milhões, mostrou queda de 11% em relação a 2020, quando foram roubados e furtados 4,6 milhões de metros de ligações. “Houve uma queda, mas os números continuam altamente preocupantes”, alerta Vivien Suaruagy. O estado de São Paulo registrou o maior número, com mais de 1 milhão de metros. 

Os roubos e furtos de cabos afetaram mais de 6 milhões de usuários de telecomunicações em 2021, com interrupções totais ou parciais de serviços. “Os roubos e furtos de cabos podem afetar serviços essenciais para um grande número de usuários. Há muitos negócios, inclusive, que podem ficar completamente paralisados após as ações criminosas, o que resulta em prejuízos incalculáveis”, avalia Vivien Suruagy. 

Ela defende a punição de empresas que compram cabos roubados. “Por isso, defendemos maior atuação das forças de segurança e que a lei para punir estes crimes seja mais rígida”, diz a presidente. Tramitam no Congresso dois Projetos de Lei nesse sentido, 5.845 e 5.846, de 2016, que ampliam as penas dos crimes dos que cometem estes delitos.