Sonda ganha licitação e vai implementar 7 mil km de fibra óptica no MS

Redação – 23.05.2022 – PPP visa implementar um cinturão conectando 79 municípios ao custo de R$ 887 milhões 

A Sonda foi a vencedora da licitação da parceria público-privada (PPP) que visa a implantação de um cinturão de fibra óptica, chamado de Infovia Digital no Mato Grosso do Sul. Com um contrato de R$ 887 milhões, o projeto visa a implementação de 7 mil quilômetros de fibra óptica até 2024 para interligar 79 municípios e deve impactar cerca de 1,7 milhão de pessoas diretamente. 

A Sonda terá a concessão da área pelos próximos 30 anos e também deve disponibilizar Wi-Fi de alta velocidade e gratuita em 129 praças públicas. Além disso, o projeto também contempla a construção de um Centro de Operações de Rede (COR) em Campo Grande para o videomonitoramento das praças e dos veículos que trafegam em rodovias estaduais e na capital, bem como a instalação de 15 mil ramais IP (sistema de telefonia digital que utiliza protocolo de internet para transmitir voz) entre as unidades administrativas, como escolas, unidades de saúde e segurança pública. 

A Sonda acredita que o projeto de fibra óptica tem potencial de impactar a vida da população por meio da disponibilização de uma internet de alta velocidade e com qualidade, sem contar o suporte de conectividade promovido a outros órgãos e empresas de iniciativa privada. A infraestrutura digital também pode ser um atrativo para empresas privadas aportarem investimentos no estado.