Conselheiro da Anatel destaca papel dos ISPs na expansão do 5G

João Monteiro – 27.05.2022 – No 13° Encontro Nacional Abrint, Vicente Aquino diz que provedores são fundamentais para a economia do País

Na abertura do 13° Encontro Nacional Abrint, que começou hoje (26/5) em São Paulo, Vicente Aquino, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), destacou o papel dos provedores de Internet (ISPs) na expansão do 5G. Para ele, a infraestrutura de fibra óptica criada pelos provedores será fundamental para que a nova tecnologia de banda larga móvel seja capaz de chegar no interior do Brasil.

Aquino também comentou que os ISPs são os maiores responsáveis pelo crescimento da banda larga no País desde 2015, o que os confere como fundamentais para a inclusão digital e para a economia nacional. Ele espera que os provedores também ganhem destaque na conexão de escolas públicas e, principalmente, daquelas em regiões rurais.

“Foram as prestadoras de Internet que asseguraram o crescimento da banda larga no interior, principalmente durante a pandemia, ajudando até no combate à covid”, disse ele. Devido a esse apoio dos ISPs à economia, o conselheiro da Anatel defendeu que não se perca esse momento para que o setor continue investindo, aproveitando o barateamento da fibra e do preço do megabit por segundo, de acordo com ele. “A conectividade ganha ainda mais importância com o surgimento de tecnologias como realidade virtual e blockchain”, encerrou.