Intelbras aprimora rede Mesh em seus roteadores com tecnologia própria

João Monteiro – 27.05.2022 – Chamada de InMesh, melhorias serão disponibilizadas gratuitamente para linha de ONTs e roteadores Wi-Force

A Intelbras desenvolveu uma tecnologia própria para aprimorar a rede Mesh de roteadores, utilizada para dar mais estabilidade e alcance para conexões Wi-Fi. Denominada InMesh – o “In” é de Intelbras – a funcionalidade utiliza protocolos de comunicação baseados em EasyMesh, que permite a integração de diferentes dispositivos em uma única rede e melhora a qualidade para o usuário.

A novidade foi anunciada durante o 13° Encontro Nacional Abrint, evento voltado a provedores de Internet que acontece essa semana em São Paulo, e já está disponível para a linha de ONTs (modems ópticos) e roteadores Wi-Force por meio de uma atualização gratuita de firmware. Para o usuário, só é necessário acessar o aplicativo de gerenciamento de sua rede Wi-Fi e clicar em atualizar.

A rede Mesh tradicional funciona através de diferentes roteadores que atuam em conjunto para cobrir uma área maior e eliminar pontos em que o Wi-Fi não alcança em uma casa. Renan Antoniolli, executivo de Desenvolvimento de Negócios 5G da Intelbras, explica que a InMesh dá mais conforto para a experiência de quem utiliza uma rede Mesh.

É comum que, ao andar pela casa usando seu dispositivo durante uma videochamada ou jogando, o usuário veja a qualidade da banda diminuir conforme se afasta de um roteador e se conecta no outro. Antoniolli diz que a InMesh é capaz de eliminar essa falha, tornando imperceptível para o usuário a troca de rede, além de trazer mais estabilidade e velocidade para os dispositivos.

Segundo o executivo, o InMesh deve ser um padrão para os novos roteadores que a Intelbras pretende lançar a partir de agora. Isso inclui os futuros equipamentos Wi-Fi 6, que devem ser lançados até o final do ano.

CPE 5G

Antoniolli também comentou que a CPE 5G da Intelbras, equipamento que converte o sinal de 5G em uma rede Wi-Fi 6 Mesh, já está sendo utilizada em casos de uso corporativos. “O 5G traz a vertente das redes privativas, que trazem mais segurança principalmente para projetos de indústria 4,0, agronegócio e cidades inteligentes. São muitos fatores que dão mais segurança, como a criptografia de ponta a ponta e o SIM card nos dispositivos”, afirma. A expectativa é que casos mais concretos surjam entre junho e julho, com a ativação de mais redes 5G pelas operadoras.