Norte Conectado: implementação da infovia 00 está chegando ao final

Redação – 08.06.2022 – Programa tem o objetivo de expandir a infraestrutura de comunicação de forma sustentável, por meio da implantação de fibra óptica no leito dos rios da Região Amazônica 

A primeira etapa do programa Norte Conectado, que visa conectar a Região Amazônica por meio da implantação de uma rede de infraestrutura (backbone) em fibra óptica, está no final. Até o momento, a infovia 00, trecho inicial da iniciativa, está praticamente concluída (97% de execução). No total, já foram investidos R$ 76,9 milhões e instalados 705 quilômetros de cabos no leito do Rio Amazonas, que irão conectar a rota de Macapá (AP) a Alenquer (PA), passando pelas cidades paraenses de Almeirim, Monte Alegre e Santarém. 

Além dos cabos em fibra óptica instalados no leito do rio, o backbone já está operacional. As empresas do Operador Neutro devem assumir os trabalhos nos próximos dias. As conexões urbanas de rede também já foram finalizadas em algumas das cidades. A entrega depende agora da conclusão desta etapa e da emissão de licenciamentos ambientais. 

O Norte Conectado é coordenado pelo Ministério das Comunicações (MCom) e executado em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Quase 1 milhão de pessoas serão beneficiadas quando a primeira etapa estiver finalizada, além de 165 escolas, tribunais e hospitais da região. O programa é considerado de baixo impacto ambiental, uma vez que usa o leito dos rios para chegar até a população, sem provocar desmatamento. 

A Infovia 00 é a primeira de oito infovias, que conectarão ao todo 58 cidades do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima com 12 mil quilômetros de cabos ópticos subfluviais no leito dos rios Amazonas, Negro, Solimões, Madeira, Purus, Juruá e Rio Branco. Cerca de 10 milhões de pessoas serão beneficiadas. Além de acesso à internet em alta velocidade e atendimento às instituições de ensino e pesquisa locais, a expectativa é de que o projeto alavanque o desenvolvimento econômico da região e fortaleça políticas públicas de educação, saúde, segurança, defesa e judiciário.